Postagens populares

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

No Rio: Combate à dengue no estado ganha reforço na internet

 
A Secretaria Estadual de Saúde lança, no fim do mês de março, um sistema online de informação para o controle de focos do mosquito da dengue em todos os municípios do estado do Rio. Pela internet, tanto a população, como as autoridades públicas de saúde estaduais e municipais poderão ter acesso a informações como o número de agentes de saúde e de visitas a domicílios.
De acordo com o assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, a ferramenta dará mais transparência ao trabalho de combate aos vetores do Aedes aegypti. – Realizamos um pacto com as secretarias municipais de Saúde. Semanalmente, cada município terá que atualizar seus dados de produção, com o número de agentes e de casas visitadas. Quem quiser saber o que está acontecendo nas cidades e como está sendo feito o trabalho poderá acessar um link localizado no endereço eletrônico da secretaria – explica.
Meta é visitar 80% do total de domicílios
Para garantir o sucesso da ideia, a Secretaria de Saúde está realizando o treinamento dos responsáveis pelo conteúdo do novo banco de dados. Hoje serão realizadas oficinas nos municípios de Nova Iguaçu, Magé, Mesquita, Queimados e Japeri. Até o fim da semana, mais 20 cidades receberão treinamento.
– Cada agente de saúde deverá retornar a cada município em 8 ou 9 semanas. Nossa meta é visitar 80% do número total de domicílios de uma cidade. O ciclo do mosquito dura de 8 a 9 semanas. No ano, serão cinco ciclos, portanto 80% dos imóveis terão que ser visitados cinco vezes ao ano – ressalta o assessor técnico. De acordo com Mário Sérgio, os relatórios produzidos serão apresentados ao secretário estadual de Saúde. As informações também serão entregues à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), fórum regular dedicado a definir políticas públicas de saúde.
Alunos da rede estadual planejam prevenção
Em Mesquita, na Baixada Fluminense, o Colégio Estadual Brasil vem fazendo, desde o início do ano letivo, um trabalho de formiguinha durante as aulas de Ciências. Enquanto planejam uma ação mais ampla – a exemplo da caminhada de conscientização realizada no verão de 2009 – os professores relembram com os alunos as dicas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Fonte: Jornal do Brasil


Leia mais: http://www.combateadengue.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário